segunda-feira, 2 de julho de 2018

FICHA 2 - AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS – ROTEIRO DE ESTUDOS


Perdeu sua folhinha?
Baixe o arquivo da FICHA 2 - As Características dos Seres Vivos - Roteiro de Estudos


Responda em seu caderno:
1) Todos os seres vivos são formados por muitas células. Sim ou não? Explique e dê exemplos.
2) Explique o que é tecido, órgão e sistema, dando exemplos.
3) Cite todas as finalidades da nutrição para os organismos?
4) Em geral as células de uma criança não aumentam de tamanho; então, como é possível que seu corpo cresça?
5) O ciclo vital de todos os seres vivos tem a mesma duração. Certo ou errado. Justifique.
6) Plantas e animais precisam de açúcares, os quais servem, entre outras coisas, como fonte de energia. O açúcar mais usado neste caso é a glicose. Como as plantas obtém glicídios? E os animais?
7) O que a planta precisa retirar do ambiente para crescer e se manter viva?
8) Por que a planta precisa de luz para crescer?
9) Por que uma formiga acabaria morrendo dentro de um vidro bem fechado, mesmo havendo água e comida lá dentro?
10) Em um vidro fechado uma formiga pode viver mais tempo se colocarmos uma planta junto no mesmo vidro e iluminarmos o conjunto. Justifique.
11) Maria estava numa sala escura. De repente as luzes foram acesas. O que deve ter acontecido com a pupila dos olhos dela? Que estímulo provocou esta reação? Como se chama esta característica dos seres vivos?
12) As plantas são fixas e seus movimentos são, em geral, muito mais lentos e menos evidentes que os dos animais. Os animais, em sua grande maioria, se locomovem. Relacione essas diferenças entre plantas e animais com os tipos de nutrição desses dois grupos de seres vivos.
13) Uma planta foi mantida no escuro durante alguns dias. Que função foi prejudicada na planta? Qual a organela envolvida nesta função?
14) O que produz maior variedade de indivíduos: a reprodução sexuada ou a assexuada? Explique por que.
15) De que forma as mutações e a seleção natural promovem a evolução?
16) Dê o nome:
16.1) Do gameta masculino dos animais:
16.2) Do gameta feminino dos animais:
16.3) Da união dos dois gametas:
16.4) Da célula resultante dessa união:
17) Nos seres pluricelulares, qual a seqüência dos níveis de organização a partir de célula.
18) Suponha o seguinte diálogo entre duas pessoas:
- As plantas são meio esquisitas! De dia fazem fotossíntese, mas não respiram. À noite respiram, mas não fazem fotossíntese.
A outra pessoa responde:
- É verdade! É por isso que lá em casa as plantas ficam só do lado de fora. No quarto de dormir, nem pensar!
Você concorda com essas pessoas? Sim ou não? Justifique. 
19) Caracóis de uma mesma espécie vivem à beira de um lago. Uns têm conchas claras e outros, conchas escuras. Esses caracóis são alimento dos pássaros que vivem nas árvores das margens do lago. Fábricas se instalaram no local, liberando uma fuligem que escureceu as rochas e a folhagem. Os caracóis de conchas escuras aumentaram em nº e os de conchas claras, desapareceram. Baseado no conceito de selação natural, como você explicaria esse fato?
20) Peixes que vivem em cavernas escuras de água doce têm os olhos atrofiados e geralmente são cegos. Analise as afirmações abaixo e marque as corretas:
(     ) Esses peixes tornaram-se cegos devido à falta de luz no ambiente.
(     ) Sem luz, a visão deixou de ser necessária para a sobrevivência e os olhos se atrofiaram.
(     ) Num ambiente sem luz, a visão não contribui para a sobrevivência do animal.
(     ) Não foi a falta de luz que tornou os peixes cegos.
(     ) Esses peixes, naturalmente cegos, só sobreviveram e se reproduziram nas cavernas.
21) Se esses peixes fossem colocados em um rio iluminado, provavelmente não sobreviveriam. Por que?
22) A planária é um verme com cerca de 1 cm. Ela é capaz de esticar o corpo e partí-lo em dois. Depois, cada metade origina a metade que está faltando, formando, assim, dois indivíduos completos (veja a figura ao lado). Que tipo de reprodução é esta? Justifique sua resposta.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário