terça-feira, 31 de julho de 2018

RESPOSTAS DA FICHA 2


AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
RESPOSTAS DO ROTEIRO DE ESTUDOS DA FICHA 2

Se você quiser imprimir, baixe o arquivo aqui.

1) Não. Existem seres formados por uma única célula (unicelulares) como bactérias e protozoários e existem seres formados por muitas células (pluricelulares) como os animais e as plantas.

2) Tecido é um conjunto de células semelhantes em forma e função. Ex: No tecido muscular todas as células são alongadas e tem a capacidade de se contrair.
Órgão é uma estrutura formada de um ou mais tecidos que se unem para que este órgão execute uma determinada função. Ex: O estômago é um órgão com a função de misturar os alimentos e digerir as proteínas nele contidas. Ele é formado de diferentes tecidos (muscular, epitelial)
Sistema é um conjunto de órgãos com uma determinada função dentro do organismo. Ex: O sistema digestório é formado por órgãos como boca, esôfago, estômago, intestinos e têm como função fazer a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes que existem nesses alimentos.

3) A nutrição tem como finalidade fornecer matéria prima para o crescimento do organismo e para a reconstrução de partes lesionadas ou desgastadas. Também fornece material (principalmente glicose) para ser usado como fonte de energia através da respiração celular.

4) O corpo de um ser pluricelular cresce porque suas células se dividem formando novas células. Cada célula do corpo incorpora matéria prima através da nutrição, cresce e se divide em duas que fazem o mesmo processo. Desse modo o número de células de um indivíduo aumenta fazendo com que ele aumente de tamanho.

5) Errado. Alguns seres vivos tem um ciclo vital que se completa em apenas 30 minutos (bactérias) enquanto que outros levam anos para completar seu ciclo vital (homem, arara).

6) As plantas produzem gliícidios através da fotossíntese. Os animais obtêm glicídios através dos alimentos que ingerem. Estes alimentos podem ser de origem animal (leite) ou vegetal (frutos).

7) Ela precisa de água, gás carbônico, sais minerais (substâncias inorgânicas) e luz.

8) Porque a luz permite que ela faça a fotossíntese, ou seja, transforme substâncias inorgânicas (água e gás carbônico) em alimento (glicídio de 3 carbonos). Com os alimentos produzidos, a planta forma novas células e tecidos e cresce.

9) Porque a formiga, sendo um ser aeróbico, respira e consome gás oxigênio para obter energia através da respiração celular. Depois de algum tempo o gás oxigênio acabaria e a formiga morreria por falta de energia, pois não faria a respiração celular.

10) Porque a planta consome o gás carbônico (liberado na respiração da formiga e dela própria) e faz fotossíntese, liberando, dentro do pote, o gás oxigênio que ambas utilizariam para realizar a respiração celular e obter energia. Isto daria certo enquanto o pote fosse iluminado.

11) A pupila dos olhos de Maria diminuiram de tamanho. O estímulo foi a luz. Esta característica é chamada de irritabilidade ou excitabilidade.

12) As plantas são fixas e não se locomovem para procurar alimento. Elas retiram água e sais minerais do solo, gás carbônico do ar e energia da luz solar. Com isso produzem matéria orgânica (alimento). Elas possuem nutrição autotrófica. Os animais possuem nutrição heterotrófica e precisam obter a matéria orgânica já pronta, ingerindo outros seres vivos (animais ou plantas). Para isso eles precisam se locomover ativamente em busca de alimento. No caso dos animais fixos (esponjas, corais), estes sempre vivem dentro d’água e esta, ao circular em contato com o corpo do animal, traz alimento para eles.

13) A fotossíntese. As organelas envolvidas nesta função são os cloroplastos.

14) A reprodução sexuada produz maior variedade entre os indivíduos porque cada indivíduo recebe uma carga genética do pai (através dos espermatozóides) e outra carga genética da mãe (através do óvulo), de modo que cada indivíduo formado é o resultado da combinação das duas cargas genéticas (da mãe e do pai).

15) As mutações são erros que ocorrem no código genético dos indivíduos e que podem fazer aparecer uma nova característica. A seleção natural é promovida pelo meio ambiente em que vive o indivíduo. Se a nova característica favorecer uma melhor adaptação do individuo ao meio, diz-se que ocorreu evolução. Se a nova característica for prejudicial ao indivíduo, a tendência será a sua extinção.

16.1) espermatozóide - 16.2) óvulo - 16.3) fecundação - 16.4) zigoto ou célula-ovo

17) célula – tecido – órgão – sistema – organismo

18) Não. Realmente as plantas só fazem fotossíntese de dia porque necessitam de luz, porém a respiração ocorre ininterruptamente, de dia e de noite, sem parar, igualzinho ao que ocorre com os animais. Se a respiração parar não haverá oxigênio, não haverá respiração celular, não ocorrerá a “quebra” da glicose, não ocorrerá a liberação de energia para as células e o indivíduo morrerá.

19) Como o ambiente em que viviam se tornou escuro por conta da fuligem, os caracóis de concha escura passavam desapercebidos pelos pássaros e não eram mais comidos. Já os caracóis de concha clara eram facilmente detectados pois sua cor se destacava na folhagem e nas pedras escuras. Assim os pássaros conseguiam visualizá-los e pegá-los  com facilidade. O meio ambiente que se tornou escuro selecionou os caracóis mais adaptados (concha escura) a sobreviverem, se reproduzirem mais e deixarem maior número de descendentes.

20) As frases corretas são: Num ambiente sem luz, a visão não contribui para a sobrevivência do animal; Não foi a falta de luz que tornou os peixes cegos; Esses peixes, naturalmente cegos, só sobreviveram e se reproduziram nas cavernas.

21) Porque em um rio iluminado eles seriam facilmente predados pois, sendo cegos, não conseguiriam detectar um predador, fugir e procurar abrigo.

22) Quando um indivíduo se divide dando origem a dois indivíduos a reprodução é assexuada e os dois indivíduos resultantes desta reprodução são iguais entre sí e iguais àquele que lhes deu origem. São clones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário